Zoo de Rio Preto comemora nascimento de filhote de anta macho
O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto comemora o nascimento de mais um filhote de anta (Tapirus terrestris). É o segundo da espécie, gerado e nascido de forma natural, no local, em menos de dois anos.
O filhote macho nasceu no dia 17 de dezembro de 2020, pesando 8,9 quilos, resultado da cruza de um casal de antas, que vive no Zoológico - a fêmea nascida no local em maio de 2012 e o macho foi resgatado pela Polícia Ambiental em Irapuã/SP, onde foi encontrado ainda filhote em uma fazenda de laranja em janeiro de 2019.
O filhote está saudável, mama e já se alimenta de alguns
itens, principalmente frutas mais moles. Na última avaliação estava pesando 14
quilos. Em agosto de 2019, o Zoológico já havia registrado o nascimento de uma
anta fêmea. O Zoo agora conta com cinco animais da espécie. Este novo animal,
deverá ser encaminhado para soltura em uma reserva monitorada na cidade de São
Carlos.
Jardineira da floresta
A Anta é um animal símbolo do Zoológico de Rio Preto e aparece na nova logomarca do Zoobotânico, por sua importância no meio ambiente: é uma grande dispersora de sementes, conhecida como jardineira da floresta.
A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero herbívoro do Brasil e pertence à família Tapiridae. O animal de grande porte pode medir até dois metros de comprimento e pesar até 250 quilos. Tem focinho alongado que lembra uma pequena tromba. A gestação pode durar até 439 dias e dela nasce um filhote, que vive com a mãe até os dois anos. É um animal ameaçado de extinção.
Novos moradores
E não foi só a Anta que chegou ao Zoo. No mesmo mês o Zoológico registrou o nascimento de seis filhotes de ema, espécie quase ameaçada de extinção que podem viver até 40 anos.
Por causa da pandemia do coronavírus, o zoológico está fechado e não pode receber visitante. Para mais informações: https://www.riopreto.sp.gov.br/.
Fonte: Secretaria de Comunicação de São José do Rio Preto