Três artistas são convidados para representar Maria em nova exposição do Riopreto Shopping
De que feita a arte? Tinta, argila, metal, papel? E quando estes elementos se mesclam à fé interior, a arte ganha um significado todo especial, materializado na exposição “Madonna Mia”, que pode ser conferida no Riopreto Shopping até o dia 13 de maio.
Outra ação elaborada com muito carinho pelo centro de compras para este Dia das Mães une três artistas plásticos para um projeto repleto de muitas emoções.
Com três estilos marcantes e diferentes, as obras retratam imagens de Nossa Senhora Aparecida por meio de belas pinturas e são assinadas por Geraldo Matos, Marcelo Lopes e Kinsey Fitzgerald, americana que realiza pela primeira vez uma exposição de artes no Brasil.
Kinsey conta que sua inspiração brotou de uma experiência pessoal dolorosa, que ela transformou em arte.
“Eu estava aqui no Brasil pela primeira vez com meu namorado, Bruno, em abril do ano passado, quando minha mãe me ligou dizendo que minha avó estava entre a vida e a morte. Eu não tinha como voltar para casa, não tinha o dinheiro suficiente, então pintei retratos de Maria e Jesus, escaneei e enviei para ela. Minha mãe e minha tia imprimiram e penduraram no quarto da minha vó. Minha avó, Margaret, era católica e adorava Maria, então eu sentia que estava ali com ela através da minha arte”, relata.
A artista plástica diz que a avó morreu de forma pacífica, na presença das duas imagens desenhadas por ela e pela família. “Foi uma época muito difícil, mas fui muito consolada pelo meu trabalho. Então, comecei a desenhar e pintar todos os tipos de imagens de Maria”, explica.
Kinsey relata que prefere representar o lado mais humano possível de Maria. “Embora ela seja uma grande santa, acho que a coisa mais linda é que ela era uma mulher de carne e osso. Eu mostrei ela fazendo tarefas diárias como buscar água, ou até mesmo amamentar o bebê Jesus. Nesta série de pinturas, fiz muitas referências à grandes artistas brasileiros como Tarsila do Amaral e ao cenário brasileiro em que eu estava trabalhando. Reuni muita inspiração pensando em Maria”, revela.
Por sua vez, Geraldo Matos explica que a técnica que utiliza é arte digital e a inspiração é um trabalho missionário realizado em Rio Preto, por ocasião de um movimento chamado de Santas Missões Populares. “O objetivo é homenagear as mães através da figura de Maria”, conta.
Já Marcelo Lopes utilizou fundos contemporâneos e modelos do curso da Associação Paulista Belas Artes, relembrando a época em que fazia aula de modelo vivo. Para realçar o efeito desejado, ele usou o acrílico sobre tela.
OFICINAS
Também com o tema Nossa Senhora, serão realizadas oficinas de artesanato com customização de objetos religiosos nos dias 9, 10 e 11, às 19h. A participação é gratuita.
SERVIÇO
Exposição “Madonna Mia”
Onde: Riopreto Shopping, em frente à loja Colcci
Quando: Até o dia 13 de maio
Entrada gratuita