Esap completa 13 anos trabalhando para melhorar Palestina

A Esap, controlada pela Iguá Saneamento e pela Aviva Ambiental, comemora 13 anos de prestação de serviços de água e esgoto, neste mês de novembro, e segue com uma proposta de trabalho pautada na inovação e em melhorias para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos 12 mil moradores de Palestina.
“Temos clareza de tudo que realizamos nesse tempo de contrato e seguimos com o olhar cada vez mais voltado para os nossos clientes já que fazemos parte da vida da população. Para isso, estamos investindo sempre em novos canais de relacionamento e ferramentas que simplificam a vida de quem utiliza nossos serviços. Além disso, nosso planejamento sempre contempla melhorias nos sistemas da cidade”, explica o diretor geral da Esap, Antonio Hercules Neto.
Rumo à universalização
A Esap transformou o saneamento básico do município. Boa parte das iniciativas foram direcionadas aos avanços no esgotamento sanitário. Uma das principais obras foi a construção da ETE em Duplo Céu, em 2017, elevando de 83% para 95% o índice de tratamento de esgoto, transformando a vida dos dois mil moradores do Distrito que antes conviviam com esgoto a céu aberto.
Outra ação importante no setor de esgotamento sanitário foi o desassoreamento da lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto Piau, aumentando a remoção da carga orgânica, melhorando a eficácia do processo de tratamento.
Este ano, a empresa deu mais um importante passo para atingir a universalização com a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto em Jurupeba, aumentando o índice de tratamento para 97%. “Nosso objetivo é finalizar nos próximos meses as interligações dos imóveis de Jurupeba à rede coletora de esgoto e iniciar o processo de tratamento até o final do ano. Depois disso, vamos retomar às obras do sistema de esgotamento sanitário em Boturuna, atingindo a universalização ainda em 2021”, conta Hercules.
Água de qualidade
Durante esse período, levar água de qualidade para os imóveis da cidade sempre foi prioridade para a concessionária. Antes de 2008, os moradores conviviam diariamente sem água nas torneiras no período da tarde. Além disso, a água não era tratada de acordo com as exigências do Ministério da Saúde e demais órgãos regulamentadores. Desde então esse cenário mudou, 100% dos moradores podem beber água direto da torneira com segurança e uma nova geração de crianças está crescendo com flúor na medida certa para a saúde bucal.
A água, captada dos 13 poços distribuídos pela cidade, é tratada de acordo com as legislações vigentes e a qualidade é medida diariamente em um laboratório especializado. Para se ter ideia, são realizadas 1,8 mil análises por mês abrangendo parâmetros físico-químicos, orgânicos, inorgânicos e biológicos.
A Esap aplica tecnologia de ponta para acompanhamentos diários da perda de água no sistema e com pesquisas por meio da mínima noturna (técnica utilizada para medir a pressão e a vazão de água), haste de escuta mecânica nos cavaletes residenciais da cidade e o Geofone que identifica o local exato do vazamento para que a manutenção seja efetuada no menor prazo possível. A empresa atingiu 16% de perda de água, muito abaixo na média nacional que é de 38,45%, segundo o estudo do Instituto Trata Brasil, sendo destaque no cenário nacional.
Mais uma inovação implantada pela empresa é a automação do sistema de água que antes era feito de forma manual. Com essa modernização, todos os reservatórios da cidade contêm sensores e painéis que automaticamente transmitem dados em tempo real para a equipe operacional. Desta forma, é possível agir de forma precisa e ágil quando é necessário realizar manobras técnicas para evitar desabastecimentos em pontos da cidade, como em casos de falta de energia em algum poço, por exemplo.
Compromisso com as futuras gerações
A concessionária tem atuado de forma consistente junto à comunidade com projetos ambientais e socioeducativos sempre conscientizando as crianças e os adolescentes da rede de ensino sobre a importância do saneamento básico para a vida e o meio ambiente. Para isso, foram realizadas no decorrer desses anos em parceria com a Prefeitura, plantios de mudas, palestras educativas nas escolas, visitas monitoradas, caminhadas ecológicas e concurso de redação.
Uma trajetória construída por pessoas
A história da Esap tem sido escrita por várias pessoas, em especial pelos colaboradores. São homens e mulheres que moram em Palestina e acreditam no poder transformador que o saneamento básico possui. Cada integrante da equipe tem um papel fundamental nesse processo contínuo de trabalho e desenvolvimento, seja no atendimento ao cliente ou na execução de uma nova ligação de água e esgoto.
É o caso do Marcos Cazonato. Nascido em Palestina, ele faz parte deste time desde o primeiro dia de assinatura do contrato e tem encarado sempre novos desafios, conquistando muitas proporcionando muitas mudanças na sua vida profissional e pessoal.
“Trabalhei a vida toda na roça e tive a oportunidade de trabalhar como leiturista em 2007, depois disso fui convidado para fazer um curso técnico em Química e faculdade de Engenharia Química e só consegui superar todos os obstáculos com muito esforço e apoio recebido da empresa. Hoje, trabalho como coordenador operacional e tenho muito orgulho de tudo que estamos construindo para o desenvolvimento dessa cidade que amo tanto, Palestina”, conta Marcos.
Segundo Hercules, essa prática de valorizar e acreditar nos colaboradores é uma das premissas da Iguá Saneamento. “Trabalhamos para transformar o saneamento e os nossos colaboradores são protagonistas nessa mudança. Para sermos cada vez melhores contamos com talentos com sede de inovação, que trabalham com energia para cumprir esse propósito”, explica.